A importância da administração de benefícios

Entenda porque a administração dos benefícios é tão importante.

Porque se preocupar com a administração de benefícios da sua empresa? Existem várias razões para dar a devida atenção a gestão de benefícios, mas antes de abordá-los, vamos entender a importância dos benefícios em si.

Benefícios são, em essência, motivadores para os colaboradores de qualquer empresa. Mostram aos empregados que, além do salário, eles têm direito a condições as quais eles podem não encontrar em outras empresas, e fazer com que se sintam valorizados.

Quais problemas podem surgir da má gestão de benefícios?

Sabendo da importância dos benefícios para a sua empresa, é fácil entender como a administração deles é de altíssima importância.

Quando se promete benefícios aos seus colaboradores é esperado que eles recebam isso de forma correta todo mês. Caso isso não ocorra, a função dos benefícios não só torna-se irrelevante, como também pode causar danos para a produtividade e imagem do seu negócio.

Aquilo que, a priori, foi pensado funcionar como um incentivo, acaba tornando-se um desincentivo quando não é entregue. Dessa forma, os colaboradores podem se sentir enganados, diminuir sua produtividade devido a frustração e ter uma imagem ruim da empresa. Coisa que, a longo prazo, podem achar a forma como o público como um todo vê a marca.

Quais as vantagens de uma boa administração de benefícios?

Não é fácil criar um pacote de benefícios para seus colaboradores. Não basta ser qualquer benefício, mas sim algo que vá fazer diferença para o empregado.

Por isso, uma boa administração pode garantir que os benefícios de fato cumpram com o objetivo de servir de incentivo, assim garantindo a produtividade e também mantendo os funcionários mais eficientes e diminuindo sua rotatividade.

A administração de benefícios pode, também, ajudar a identificar benefícios que não estejam de fato fazendo diferença para os funcionários e então realizar mudanças para otimizar os resultados. Além de auxiliar e agilizar o processo de trabalho do setor do RH.

Em suma

Os benefícios tem a função de diminuir a rotatividade dos seus colaboradores, manter os talentos no time, atrair novos talentos e otimizar os resultados e lucros da empresa.

Porém, uma má administração dos mesmos pode gerar os efeitos opostos e manchar a imagem da marca.

Optar por não trabalhar com benefícios não é a melhor decisão, pois seus concorrentes não hesitaram em realizar este investimento, que pode coloca-los a sua frente no mercado.

Gostou desse artigo? Gostaria de ver mais conteúdos como este? Acompanhe nosso blog!